É habitual ter períodos irregulares?
Sim, é habitual ter períodos irregulares de vez em quando, sobretudo se começaste a menstruar nos últimos anos. Demora algum tempo a partir do momento em que começaste a ter a menstruação até que esta se torne regular.
Já tens o período há muitos anos? O teu ciclo menstrual pode encurtar por volta dos 35 anos de idade e também tende a encurtar à medida que te aproximas da menopausa (por volta dos 50 anos de idade). Também é normal nesta idade que o período salte um mês ou que a quantidade de fluxo menstrual mude. Marca uma consulta no teu médico para ficares a conhecer todos os pormenores sobre as causas dos teus períodos irregulares.
É igualmente importante saber que "irregular" é uma palavra muito pessoal: ninguém melhor do que tu, que conhece o seu ciclo suficientemente bem, para saber o que é normal para ti, por isso, o melhor juiz para ver se o teu período é irregular ou não és tu.
Quais são as causas de uma menstruação anormal e de um ciclo menstrual irregular?
As causas que podem provocar um sangramento abundante ou um ciclo menstrual irregular são muitas, mas para ficares mais descansada e teres a certeza que está bem, o melhor é ires ao teu médico, que começará por verificar, dependendo da tua idade, as causas mais comuns dos períodos irregulares. Algumas delas são as seguintes:
- Aborto espontâneo.
- A utilização de um dispositivo intrauterino (DIU), que é um método contracetivo.
- Fibromas, tumores benignos formados por tecido muscular e fibroso.
- Problemas de coagulação do sangue.
- Pólipos, pequenos tumores (normalmente benignos) que geralmente se desenvolvem nas cavidades revestidas de mucosas.
- Doenças crónicas (como problemas da tiroide, por exemplo).
O que é um sangramento invulgar?
Um sangramento invulgar ocorre quando se sangra fora do ciclo menstrual. Tal como no caso dos períodos intensos e dos ciclos menstruais irregulares, convém que fales com o teu médico se estes sangramentos te parecerem surgir do nada.
É perigoso ter uma menstruação muito abundante?
As menstruações muito abundantes e intensas podem causar-te perda de ferro, o que te fará sentir fraca e cansada. Por vezes, é possível que o teu sangue menstrual seja escuro e espesso nos dias de maior fluxo, mas se não costumas sangrar muito ou se o teu período durar mais do que o habitual, está na altura de ires ao médico. Uma menstruação muito intensa e abundante é, sem sombra de dúvida, um problema médico ou, inclusivamente, um caso de urgência, mas se também tiveres períodos irregulares convém igualmente verificar as suas causas.
Fonte:
- Folheto 95 do ACOG: Sangramento uterino anormal