Saltar al contenido principal

Opções de tratamento para a bexiga hiperativa

Uma bexiga hiperativa pode ser extremamente desconfortável. Não há nada mais aborrecido do que ter de andar a caminho da casa de banho milhares de vezes por dia. Mas a vontade súbita e repentina de fazer chichi não deve governar a tua vida. Identificar os sintomas e chegar à raiz do que pode causar uma bexiga hiperativa é a chave para não deixar que interfira com o teu dia a dia.

O que significa ter uma bexiga hiperativa?

Se os músculos da bexiga se contraírem sem que possas ter qualquer influência nesse processo, isso significa que sofres de bexiga hiperativa. Esta situação desencadeia a necessidade de urinar mesmo quando a bexiga não está cheia, e pode fazer com que sintas a necessidade de ir à casa de banho mais de 8 vezes por dia, chegando, inclusivamente, a teres de te levantar da cama mais de duas vezes por noite para ir à casa de banho.

Quais são as causas da bexiga hiperativa?

A bexiga hiperativa, também denominada incontinência de urgência, ocorre quando os nervos que rodeiam a bexiga são ativados com demasiada frequência ou intensidade. Isto faz com que os músculos da bexiga se contraiam e tenhas de ir urgentemente à casa de banho. A bexiga hiperativa é causada pelo debilitamento dos nervos ou dos músculos à volta da bexiga, fazendo com que as paredes da bexiga se contraiam e se sinta uma necessidade persistente e desconfortável de urinar. Os danos em outras áreas do sistema nervoso também podem desempenhar um papel importante, em especial se houver uma falha na comunicação entre a bexiga e o cérebro, ou seja, o cérebro recebe sinais incorretos quanto ao momento de ir à casa de banho. Problemas de saúde, como a esclerose múltipla, a doença de Parkinson, a diabetes e os acidentes vasculares cerebrais podem causar danos que levam à incontinência de urgência, ou à síndrome de bexiga hiperativa, e, inclusivamente, a própria medicação pode ter influência. É por vezes de origem desconhecida ou secundária a obstruções.

Quais são as opções de tratamento para a bexiga hiperativa?

Embora possa parecer surpreendente, simples mudanças no teu estilo de vida podem ajudar-te a manter a bexiga sob controlo e a desfrutar da tua vida com normalidade. Com estes conselhos, podes evitar que a bexiga hiperativa cause desconforto no teu dia a dia:

  • Exercita o pavimento pélvico com os exercícios de Kegel

O pavimento pélvico é um conjunto de músculos e tendões que suportam as vias urinárias. Os exercícios para o pavimento pélvico — também denominados exercícios de Kegel — ajudam a fortalecer os músculos ao ponto de poderem reduzir ou superar as contrações descontroladas. Os resultados não acontecem da noite para o dia, mas com a prática poderás ir notando os resultados.

  • Bebe água em quantidade suficiente

Pode parecer-te contraproducente se tens uma bexiga hiperativa. Afinal de contas, já sofres de micção frequente e intensa, então qual o motivo para beber ainda mais? Se não beberes água em quantidade suficiente, a concentração e acidez da tua urina aumentarão e isto pode irritar ainda mais a bexiga. Portanto, certifica-te que bebes bebe água em quantidade suficiente todos os dias.

  • Faz uma dieta mais respeitadora da tua bexiga hiperativa

Determinados alimentos e bebidas podem irritar o aparelho urinário (estes, ao tornarem a urina mais ácida, conduzem a uma maior necessidade de ir frequentemente à casa de banho). Tenta reduzir o consumo de determinados alimentos, como citrinos, álcool, cafeína, refrigerantes e até mesmo chocolate. Outra forma de aliviar os sintomas é evitar alimentos de elevada acidez, tais como tomates e arandos (sim, leste bem, o sumo de arando em determinados casos não é uma ideia tão boa como se pensa). Os alimentos picantes também devem ser excluídos da tua dieta. Seguir estes conselhos de alimentação fará com que a tua bexiga hiperativa seja mais fácil de controlar, para que vivas a tua vida sem teres de te preocupar em passar o tempo todo a correr para a casa de banho.

  • Experimenta treinar a tua bexiga

O treino da bexiga pode prolongar o tempo entre as idas à casa de banho e também aumentará a quantidade de urina que este órgão pode conter, proporcionando-te um maior controlo sobre a bexiga. Para começar, tenta “aguentar” a urina durante cinco minutos após sentires vontade de ir à casa de banho. Quando esta prática se tornar fácil, passa para até 10 minutos e vai aumentando os minutos gradualmente. Com o tempo, irás fortalecer os músculos da bexiga. Outra forma de exercitar a bexiga é estabelecer um horário fixo para ir à casa de banho — por exemplo, uma vez por hora no início — quer sintas necessidade de urinar ou não. Assim que achares que é fácil manter este ritmo, tenta aumentar o tempo entre as tuas idas à casa de banho.

  • Duplo esvaziamento

Outra opção para o tratamento da bexiga hiperativa é a técnica do duplo esvaziamento. Esta técnica garante que se esvaziou completamente a bexiga para que não sintas a necessidade de urinar novamente logo após a última ida à casa de banho. Como se faz? Fácil. Quando terminares de urinar, deixa-te ficar sentada na sanita durante cerca de 30 segundos e urina novamente.

  • Utiliza produtos para a incontinência como AUSONIA DISCREET

Os salvaslips, os pensos e a roupa interior AUSONIA DISCREET protegem-te de forma segura contra a incontinência urinária e são tão discretos que podes levá-los na mala. Para que estejas sempre preparada para ir dançar, sair e, sobretudo, rir sem teres de te preocupar mais com a incontinência urinária. A linha de produtos AUSONIA DISCREET inclui uma gama de produtos como pensos, protegeslips e roupa interior concebidos especificamente para satisfazer as tuas necessidades. O núcleo superabsorvente transforma o líquido em gel, oferecendo-te uma proteção segura em que podes confiar. Além disso, os produtos são extrafinos, pelo que não precisas de te preocupar se se notam.

Fala com o teu médico

Se não notares qualquer melhoria com as diferentes medidas que adotares, consulta o teu médico sobre possíveis soluções. Cada opção que o teu médico te proporcione terá as suas vantagens e desvantagens. Portanto, pesa bem cada uma delas e escolhe a que melhor se adeque a ti e ao teu estilo de vida.

Tratamentos alternativos para a bexiga hiperativa

Sabemos que viver com incontinência urinária nem sempre é fácil, mas não tem de ser o foco da tua vida. Alguns conselhos simples e eficazes para lidar com a bexiga hiperativa são:

1. Mexe-te

O exercício e o controlo do teu peso irão ajudar-te no caso de teres uma bexiga hiperativa, uma vez que o excesso de peso exercerá mais pressão sobre a bexiga e os músculos do pavimento pélvico, levando à incontinência de esforço. Dar um passeio no parque ou pelo teu bairro é uma forma fácil de fazer mais exercício.

2. Uma digestão regular

Os movimentos intestinais regulares também evitam uma pressão adicional e desnecessária sobre a bexiga. Para uma digestão regular, não te esqueças de consumir muita fibra. Tenta comer ameixas secas como aperitivo entre as refeições: são doces e irão ajudar-te a fazer a digestão.

3. Acupuntura

Recorrendo a agulhas muito finas inseridas em locais precisos e estratégicos do corpo, um especialista em acupuntura pode visar vias nervosas específicas associadas ao aparelho urinário, o que pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas da bexiga hiperativa.

4. Deixa de fumar

O fumo do tabaco pode irritar os músculos da bexiga e, além disso, a tosse do fumador pode causar pequenas perdas de urina. Um estilo de vida saudável pode aliviar, e muito, os sintomas da bexiga hiperativa.

TAMBÉM PODERÁS GOSTAR: