Exercícios Para O Pavimento Pélvico Das Mulheres: Exercícios De Kegel
Os músculos de Kegel é o nome coloquial para os músculos do pavimento pélvico. É um tema muito importante, mas infelizmente ainda embaraçoso. Muitas mulheres têm vergonha de falar sobre eles, até mesmo com o seu médico. Desnecessariamente, porque os músculos devem ser exercitados por todas as mulheres, especialmente aquelas que sofrem de problemas de incontinência urinária ou após o parto.
Índice:
O que são os músculos de Kegel?
Os músculos do Kegel são os músculos do pavimento pélvico. Estendem-se desde o osso púbico até ao reto. Por baixo, protegem os órgãos abdominais, órgãos reprodutivos e o sistema excretor, circundando a uretra, a vagina e o reto. Desta forma, asseguram o seu funcionamento correto.
O seu nome vêm de um ginecologista americano que promoveu o exercício para fortalecer o pélvis já em meados do século XX. Este médico desenvolveu exercícios especiais para os músculos pélvicos. Baseou-se nos exercícios que costumavam ser realizados por gueixas. O seu objetivo era, entre outras coisas, curar o problema da incontinência, mas também melhorar as sensações sexuais.
Quem deve exercitar os músculos de Kegel?
O exercício pélvico é particularmente recomendado para as mulheres:
- após o parto, com incisão dos músculos perineais,
- depois da cesariana,
- após vários partos,
- após cirurgias abdominais,
- com músculos abdominais fracos,
- com incontinência urinária de esforço (perdas involuntárias ao tossir, espirrar ou rir).
Exercícios de Kegel - benefícios
Os exercícios de Kegel são utilizados para fortalecer os músculos do pavimento pélvico. Podem ser realizados tanto por homens como por mulheres para aumentar a força do pavimento pélvico. Porque é que vale a pena praticá-los?
1. Os exercícios de Kegel podem ajudar a melhorar a saúde sexual e as sensações:
- relaxando os músculos vaginais. Isto é útil se sentir dor durante as relações sexuais, exame do pavimento pélvico ou os dois,
- melhorando a circulação do sangue para a vagina e o pavimento pélvico. Isto pode ajudar a aumentar a excitação sexual,
- tornando mais fácil alcançar o orgasmo,
- aumentando a lubrificação vaginal.
2. Os exercícios de Kegel previnem os problemas de bexiga
Cerca de 30 por cento das mulheres que deram à luz por via natural queixam-se de problemas de incontinência. Os exercícios de Kegel são uma forma muito eficaz de eliminar esta maleita - tanto logo a seguir ao parto como numa idade mais avançada durante o período da menopausa. Além dos exercícios de Kegel para a incontinência urinária, é extremamente importante escolher produtos adequados tais como pensos para incontinência AUSONIA DISCREET Normal.
Como fazer os exercícios de Kegel para fortalecer o pavimento pélvico?
Aqui encontrarás três tipos de exercícios para o pavimento pélvico que te ajudarão a fortalecer os músculos dessa zona:
1- Exercício de Kegel para o pavimento pélvico:
Com a bexiga vazia, senta-te direita e confortavelmente ou senta-se direita de pernas cruzadas. Também te podes deitar com os joelhos fletidos.
Aperta os músculos à volta da vagina. Uma coisa que te pode ajudar é imaginar que estás num elevador e que o elevador está a subir. Durante estes exercícios, tenta não utilizar os músculos dos glúteos ou das coxas. Mantém a posição durante pelo menos 4 segundos. Quanto mais vezes repetires este exercício, mais controlo terás.
Expira lentamente pela boca e relaxa. Tenta fazer três séries de dez exercícios por dia. É importante que tentes reservar alguns minutos todos os dias para fazeres estes exercícios, vais notar uma grande diferença.
2- Exercício de Kegel para o pavimento pélvico:
Deita-te no chão e levanta lentamente as nádegas para cima. Aperta os músculos e mantém a posição durante alguns segundos, soltando-os pouco a pouco. Para teres um pavimento pélvico mais forte, tenta repetir este exercício com regularidade.
3- Exercício de Kegel para o pavimento pélvico:
Uns glúteos fortes irão ajudar-te a manter o pavimento pélvico em forma. Na posição de joelhos e com as mãos no chão, levanta a perna esquerda sem mexer as ancas. Mantém a posição durante 1 minuto. Após este tempo, troca de perna e repete o exercício. Tenta manter a contração durante pelo menos 4 segundos. Repete este exercício 3 a 5 vezes com cada perna. Quanto mais vezes o repetires, mais alto levantarás a perna. Força!
Como é que sei que os exercícios de Kegel para o pavimento pélvico estão a dar resultado?
Pôr à prova os teus músculos do pavimento pélvico é fácil. Quando fores à casa de banho, “segura” a urina, contraindo os músculos. Se consegues controlá-los melhor do que antes, isso significa que os exercícios para o pavimento pélvico estão a dar resultado.