Tipos de incontinência urinária
Existem três tipos principais de incontinência urinária: de esforço, de urgência e por extravasamento.
A incontinência de esforço é causada pelo enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico, como consequência do parto ou por excesso de peso. Durante as atividades diárias, tais como tossir, espirrar, rir ou praticar desporto, exerce-se pressão sobre a bexiga, provocando pequenas perdas de urina.
A incontinência de urgência, também denominada bexiga hiperativa, ocorre quando se tem uma vontade frequente e repentina de urinar e nem sempre se chega a tempo à casa de banho.
A síndrome de bexiga hiperativa caracteriza-se pelo aumento da sensação de urgência em urinar, e, normalmente, pelo aumento da frequência diurna ou noturna. Pode estar associada ou não à incontinência urinária. A bexiga hiperativa ocorre por hiperatividade do músculo da bexiga, como consequência de uma doença uma causa neurológica, obstrução uretral (estenose, hipercorreção cirúrgica,) ou sem causa detetável (HD idiopática), etc. Se sentes necessidade de ir à casa de banho mais de oito vezes por dia ou tens de te levantar mais de uma vez durante a noite, é possível que sofras de bexiga hiperativa.
Há muitas mulheres que sofrem uma combinação destes dois tipos de incontinência, denominada incontinência mista.
A incontinência por extravasamento afeta mais frequentemente os homens do que as mulheres. Ocorre quando a bexiga é incapaz de se esvaziar completamente devido a uma obstrução ou um enfraquecimento muscular, fazendo com que transborde quando está cheia sem que a pessoa afetada sinta a necessidade de ir à casa de banho.
Como viver com incontinência urinária?
Ter incontinência pode ser um problema, mas também não é a pior coisa do mundo, uma vez que pode ser controlada. A incontinência urinária pode ser tão assustadora para algumas mulheres, ao ponto de nem se atreverem a viver a sua vida normalmente, evitando as atividades de que antes gostavam de desfrutar e procurando remédios caseiros para lhe dar solução. A incontinência urinária pode ser uma situação muito aborrecida, é certo, mas não tem de se tornar o foco da tua vida. Existem produtos, conselhos e remédios caseiros que te podem ajudar a controlá-la, para que possas continuar a desfrutar da tua vida ao máximo.
A incontinência urinária é comum em todos os grupos etários e afeta um terço das mulheres com mais de 18 anos. Por conseguinte, é um problema que também as mulheres jovens, dinâmicas e ativas enfrentam. Esta situação muitas vezes não se enquadra com a imagem que muitas pessoas têm de alguém que sofre de incontinência urinária. Passar por cima deste tabu pode ser um passo importante no sentido de abordar eficazmente o problema e procurar o tratamento adequado.
Tratamentos naturais e remédios caseiros que podem ajudar-te a controlar a incontinência urinária
Há muitas mulheres que não sabem o que fazer quando têm incontinência urinária. Alguns remédios caseiros relativamente “simples” para a incontinência urinária podem proporcionar alívio, tais como os seguintes:
- Começa a exercitar o pavimento pélvico. O pavimento pélvico é formado por músculos, tendões e nervos que suportam a bexiga; integrar exercícios na tua rotina diária que te permitam fortalecer esta zona é muito fácil: por exemplo, enquanto estás sentada à mesa ou à secretária, aperta, contrai e solta os músculos que sustêm a urina 10 vezes. Tenta fazer este exercício pelo menos três vezes por dia.
- Evita alimentos que irritam a bexiga, levam à sua hiperatividade e aumentam a produção de urina. O álcool, a cafeína, os citrinos e o chocolate afetam a acidez da urina e podem irritar ainda mais uma bexiga já de si sensível, pelo que é aconselhável reduzir o seu consumo. Uma boa ideia é manter um diário durante uma semana e anotares o que comes, quando comes e com que frequência sentes necessidade de urinar. Isto pode ajudar-te a ver a relação entre os alimentos que consomes e a intensidade da tua incontinência urinária, permitindo-te ajustar a tua dieta em conformidade.
- Bebe água em quantidade suficiente. Embora o excesso de líquidos gere naturalmente vontade de urinar, beber muita água é um tratamento natural extremamente importante para fazer face à incontinência. Pode parecer um contrassenso no início, pois faz mais sentido reduzir a ingestão de líquidos se sentes necessidade de ir frequentemente à casa de banho. No entanto, beber pouca água dará lugar a uma urina muito concentrada, o que irá irritar a bexiga, aumentando a urgência e a frequência. Se perdes urina durante a noite, é compreensível que não queiras beber tanto à tarde para não teres de te levantar a meio da noite. Neste caso, deves assegurar-te de aumentar a ingestão de líquidos ao longo do dia.
- As idas regulares à casa de banho podem ajudar a manter à distância a vontade de urinar de uma bexiga hiperativa. É possível treinar a bexiga em intervalos específicos, tornando as idas à casa de banho mais previsíveis. Começa com um ritmo de uma hora e depois vai aumentando gradualmente os intervalos entre as idas à casa de banho. Este tipo treino da bexiga é um tratamento natural que pode ajudar-te a gerir adequadamente a incontinência.
- Mexe-te. O exercício também pode ajudar a aliviar os sintomas da incontinência, uma vez que os quilos a mais exercem pressão sobre os músculos da bexiga, o que pode causar incontinência de esforço. Até algumas voltas ao quarteirão podem ser um bom começo para se fazer mais exercício.
Medidas de proteção para a incontinência urinária
Além dos remédios caseiros para a incontinência urinária mencionados acima, também podes adotar medidas de proteção. Os salvaslips, os pensos e a roupa interior especialmente criados para a incontinência proporcionam-te comodidade e proteção para os momentos em que não consegues chegar à casa de banho a tempo, por muito que tentes. Mas nem todos os pensos e roupa interior são iguais. Algumas mulheres sentem-se desconfortáveis em ter de comprar produtos para a incontinência, pelo que optam por usar pensos higiénicos para controlar a incontinência urinária, que não foram concebidos para absorver a urina, podendo deixar uma sensação de humidade.
Os salvaslips, os pensos e a roupa interior AUSONIA DISCREET foram especificamente concebidos para a incontinência urinária. O seu núcleo superabsorvente transforma o líquido em gel e neutraliza os odores e, além disso, são surpreendentemente finos, confortáveis e mantêm-se sempre no lugar para que possas passar o teu dia com toda a confiança e focar-te nas coisas de que gostas de fazer sem preocupações.