Qual é a causa das dores menstruais?
As dores menstruais são, de um modo geral, absolutamente normais, mesmo as dores menstruais mais fortes. São causadas por substâncias semelhantes às hormonas produzidas pelo corpo, chamadas prostaglandinas. Estas substâncias provocam a contração do útero, ajudando-o a expelir o tecido e o sangue desnecessários do revestimento uterino, sob a forma de um líquido avermelhado, ou seja, o período menstrual. As dores menstruais começam normalmente um ou dois dias antes da chegada do período.
Quantos mais dias durar e mais abundante for o teu período, mais probabilidades terás de sofrer de dores menstruais, uma vez que o teu útero irá contrair-se durante mais tempo e eliminará um maior volume de líquido do útero.
Não te preocupes, porque não nem todos os meses será assim. A intensidade das dores menstruais - e os sintomas menstruais de um modo geral - pode variar de mês para mês. As mudanças no estilo de vida e na dieta podem fazer com que o período seja mais abundante e doloroso num mês do que em outros. Portanto, se tens dores menstruais fortes, tenta lembrar-te do que comeste ou fizeste de diferente nesse mês. Poderá ter tido algum efeito, pelo que podes tentar fazer as coisas de modo diferente nos meses seguintes.
As dores menstruais que são mais fortes e intensas do que o habitual costumam ser um sinal de uma alteração nos níveis hormonais nesse mês, por isso, não te preocupes, porque normalmente acabam por se resolver por si próprias.
Como aliviar as dores menstruais
Manter os músculos descontraídos é fundamental para combater as contrações que causam as dores menstruais.
- Uma boa maneira de aliviar as dores é aplicar calor. Tem uma botija de água quente à mão, toma um duche quente ou veste a tua sweatshirt favorita e enrosca-te no sofá.
- O exercício ligeiro também ajuda, na medida em que aumenta o fluxo sanguíneo para as áreas com dores. Não é preciso ser um treino muito intenso. Um passeio com passo rápido à volta do quarteirão, yoga ou alongamentos, ou um treino rápido e fácil no ginásio podem fazer “milagres”.
- Manteres-te hidratada também te pode ajudar a aliviar as dores menstruais. Isto significa beber muita água e tentar reduzir ao máximo a cafeína e os alimentos salgados.
Também podes falar com a tua mãe ou com um adulto da tua confiança sobre a possibilidade de tomares um analgésico para te alivar as dores.
O que é a dismenorreia?
A dismenorreia é apenas o termo médico para as dores menstruais. É utilizado para descrever os espasmos e as dores menstruais que tanto raparigas como mulheres sentem antes do período ou quando começam a ter a menstruação.
Quando é que se deve procurar ajuda médica?
Se as tuas dores menstruais são muito mais fortes do que o habitual e nem os analgésicos te aliviam, deves consultar o teu médico e, em conjunto, podem encontrar uma solução para as tuas dores do período.
Como estar preparada para a menstruação?
A boa notícia é que as dores menstruais podem ajudar-te a saber que o teu período está mesmo ali ao virar da esquina. Quando sentires que o período está próximo, assegura-te que tens pensos higiénicos e tampões em quantidade suficiente. Também é uma boa ideia guardares alguns pensos AUSONIA na tua mala.
A AUSONIA utiliza uma tecnologia de gel absorvente, que retém os líquidos e oferece uma proteção de 100% contra fugas, para que com ou sem dores menstruais te sintas sempre segura e confiante durante o teu período.