1 Quais são os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM)?
Mas primeiro um pouco de informação sobre a TPM. Esta síndrome pode variar de rapariga para rapariga e, inclusivamente, de mês para mês. Os sintomas da tensão pré-menstrual podem incluir alterações de humor, inchaço, dores menstruais, dores nas costas e dores de cabeça.
Os sintomas da síndrome pré-menstrual de que sofres e a intensidade com que os sentes num dado momento são afetados pelas mudanças no estilo de vida, dieta e hormonas ao longo do mês anterior.
Os diferentes tratamentos dão resposta a diferentes sintomas da tensão pré-menstrual, pelo que poderás querer tentar encontrar a combinação certa que funcione para ti.
2 Como tratar a tensão pré-menstrual (TPM)?
Algumas ideias para reduzir a tensão pré-menstrual:
- Aninha-te
As dores da tensão pré-menstrual são o resultado das contrações do útero. Relaxar os músculos é fundamental para aliviar estas contrações. Aninhares-te, por vezes na posição fetal, pode ajudar o teu corpo a relaxar.
Podes acrescentar uma botija de água quente pressionada contra o baixo-ventre, uma vez que o calor também te ajudará a relaxar os músculos. Veste a tua sweatshirt preferida e enrosca-te!
- Desfruta de um banho quente
Um banho quente é um dos melhores tratamentos para os sintomas da tensão pré-menstrual, porque ajuda a relaxar os músculos: além disso, também é um pequeno remédio para o mau humor. Dupla vitória!
- Mexe-te!
Pode parecer contraditório, mas os alongamentos e o exercício ligeiro fazem maravilhas como um tratamento para os sintomas da TPM. O exercício físico liberta endorfinas no cérebro, substâncias químicas que melhoram efetivamente o teu estado de humor e mudam a forma como percebes a dor. Não é fantástico?
Os alongamentos também evitam que os músculos se contraiam e provoquem dores, especialmente nas costas e na parte superior das coxas. Não te esqueças é de ir com calma e não abusares.
Fá-lo apenas se isso te fizer sentir melhor. O teu objetivo, afinal, é encontrar tratamentos para os sintomas pré-menstruais, não piorá-los.
- Bebe água suficiente
O inchaço é um sintoma pré-menstrual muito comum. Isto porque o corpo pode reter água durante o período, o que o faz com que te sintas inchada.
Beber muita água irá ajudar-te a combater a retenção de líquidos ao eliminar o excesso de água que o teu corpo retém. Por isso, assegura-te que te manténs bem hidratada durante o período para assim reduzir o inchaço.
- Sucumbir aos desejos
O corpo dá-te pistas sobre como lidar com a tensão pré-menstrual. Os desejos de comida durante o período não são tão aleatórios como possas pensar. O que te apetece é chocolate? Há uma razão, sim, precisamente como estás a ler. O chocolate contém substâncias químicas que alteram a química do cérebro e melhoram o humor. Sentes-te mal-humorada ou irritadiça? Desfruta de uns quadradinhos de chocolate. Com moderação, como é evidente.
Se tudo o resto falhar e continuares à procura de maneiras para tratar a tensão pré-menstrual, pergunta aos teus pais ou a um adulto em quem confies se podes tomar um analgésico de venda livre.
Se há uma coisa boa na tensão pré-menstrual é que ela avisa-te de o período está mesmo ali ao virar da esquina. O que significa que tens tempo para te preparar, certificando-te de que tens pensos higiénicos em quantidade suficiente na mala, no cacifo e na casa de banho.