Índice:
Incontinência urinária feminina - causas
As causas da incontinência urinária podem variar e dependem do tipo de incontinência. Distinguem-se:
- incontinência de urgência,
- incontinência de esforço,
- incontinência por regurgitação.
Além disso, pode ocorrer a incontinência mista. Nesta situação, as perdas de urina são causadas tanto pela urgência como pelo esforço.
Incontinência de urgência
A incontinência de urgência carateriza-se pela sensação de uma forte vontade de urinar que é impossível de parar. Este tipo de desordem é causado por uma sobreatividade dos músculos da bexiga. O aparecimento de sintomas é favorecido por certas situações - tais como o som da água ou a mudança na posição do corpo.
Incontinência de esforço
A incontinência urinária de esforço é causada pela fraqueza dos músculos do pavimento pélvico. Os mesmos não apertam a uretra adequadamente. Portanto, à medida que a bexiga se enche, ocorre uma perda involuntária de urina.
Em caso de incontinência urinária de esforço, existem 3 graus de gravidade do problema. O tipo de esforço que causa os sintomas é tido em conta. Estes são:
- 1º grau - perdas de urina durante um esforço considerável, durante o qual a pressão intra-abdominal aumenta fortemente (por exemplo, durante a tosse ou espirros),
- 2º grau - perdas de urina durante um esforço moderado (por exemplo, ao levantar objetos pesados ou a praticar desporto),
- 3º grau - perdas de urina até com um ligeiro aumento de pressão, não necessitando muito esforço físico (por exemplo, ao mudar de posição).
Este é o tipo mais comum de incontinência.
Incontinência por regurgitação
A sua causa é o bloqueio do trato de saída de urina. Isto ocorre principalmente em homens com hipertrofia prostática. Devido ao alargamento da glândula prostática, a uretra sofre de afinamento. Os tumores nas vias urinárias também podem ser uma causa deste tipo de incontinência.
Quais são as outras causas da incontinência urinária?
- sobrecarga dos músculos do pavimento pélvico (por exemplo, durante a gravidez ou o parto),
- diabetes,
- obesidade,
- alterações hormonais (por ex. durante a menopausa),
- obstipação frequente,
- doenças do trato urinário (por ex., cistite frequente, pedras nos rins),
- toma de certos medicamentos (principalmente diuréticos),
- doenças do sistema nervoso (por ex., esclerose múltipla, AVC, doença de Parkinson),
- lesão da medula espinal,
- cirurgia pélvica,
- alteração da posição do útero.
Incontinência urinária - tratamento
O tratamento da incontinência urinária depende do tipo, causa e gravidade da condição. É sempre melhor remover a causa se possível (por exemplo, tratar cistite, parar de tomar medicamentos e diuréticos, tratar a doença da próstata).
Independentemente da causa da incontinência, as mudanças de estilo de vida trazem efeitos benéficos:
- redução (ou eliminação) do consumo de álcool e cafeína,
- redução do peso corporal em casos de excesso de peso e obesidade,
- redução da ingestão de líquidos em situações em que se pretende evitar ou reduzir problemas urinários (por exemplo, antes de um evento social, durante a noite, etc.).
Os exercícios regulares para fortalecer os músculos do pavimento pélvico, os chamados exercícios de Kegel , são também importantes para prevenir e tratar o problema da incontinência urinária.
Incontinência urinária – o que fazer?
A incontinência urinária torna muito desagradável sair, por exemplo de casa, e dificulta a realização de tarefas profissionais, bem como desportivas. Não estranha o facto de uma das perguntas mais frequentes feitas pelos doentes ser: como parar a incontinência?
No dia-a-dia, poderá querer utilizar os produtos Ausonia, tais como os pensos para incontinência Ausonia Discreet Normal, que a ajudarão a sentir-se mais segura quando não houver casa de banho nas proximidades. A sua forma é concebida para se adaptar bem e não se destacar debaixo de roupa. Os pensos absorvem as perdas de urina e odores em segundos, para que se sinta confortável e conveniente durante todo o dia. Também pode experimentar as cuequinhas para incontinência Ausonia Discreet. A sua forma anatómica é feita de um tecido macio e sedoso com um delicado padrão de renda para um ajuste perfeito. O núcleo superabsorvente integrado é responsável pela prevenção do odor da urina e a proteção lateral dupla LeakkGuards ajuda a parar as fugas também do lado (para uma proteção segura).