Causas da incontinência urinária
Geralmente, a incontinência urinária é causada pelo enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico, que, por sua vez, pode ser o resultado das seguintes causas da incontinência urinária:
Atrasar a micção
Existe uma tendência geral para não satisfazer o desejo de urinar quando este aparece e para atrasar a micção, por obrigações laborais ou outras atividades diárias. Com o passar do tempo, o hábito de aguentar até ao último minuto pode favorecer o aparecimento de infeções urinárias e causar incontinência, visto estar a ser exercido um peso desnecessário.
A idade
Ao longo dos anos, os músculos da zona pélvica podem enfraquecer e alguns tecidos podem perder elasticidade, causando incontinência urinária. Com a idade, pode também deteriorar-se a coordenação dos mecanismos do sistema urinário e do sistema nervoso central.
Gravidez e parto
A gravidez é uma das principais causas de incontinência urinária com pequenas perdas de urina. Durante a gravidez, os músculos do pavimento pélvico ficam alongados devido ao peso e à pressão do bebé. O parto pode provocar também alterações nas fibras musculares e, por vezes, inclusive rasgos. Além disso, o corte que se faz no músculo para facilitar a saída do bebé (episiotomia), pode também afetar diretamente os músculos do pavimento pélvico.
No entanto, as alterações na micção que ocorrem frequentemente na gravidez e no período pós-parto podem ser reversíveis e temporárias se forem tomadas medidas para as corrigir.
Menopausa
Durante esta época, o organismo da mulher deixa de produzir estrogénio, a hormona feminina. O estrogénio controla e regula os períodos menstruais e mudanças corporais durante a gravidez e a amamentação.
A falta de estrogénio causa enfraquecimento e perda de elasticidade nos músculos da bexiga, o que resulta em incontinência urinária e leva a perdas de urina.
Outros fatores
A obesidade, a obstipação e alguns medicamentos como os antidepressivos, diuréticos, sedativos, antipsicóticos ou laxantes podem causar incontinência urinária-<Adicionar: A obesidade, a obstipação e alguns medicamentos como os antidepressivos, diuréticos, sedativos, antipsicóticos ou laxantes podem causar incontinência urinária transitória. Não obstante, lembra-te que as pequenas perdas de urina são temporárias e totalmente reversíveis.