Como é o período antes da menopausa?
Os ciclos tornam-se mais irregulares ou menos frequentes. Normalmente. o fluxo menstrual diminui, mas, após um período muito escasso, pode também seguir-se um período muito abundante. Por vezes, algumas mulheres pensam que já não têm período e, inesperadamente, voltam a tê-lo. Durante esta fase, é muito difícil prever os ciclos e, portanto, há que ter cuidado para não deixares os métodos contracetivos que usas se não quiseres engravidar.
A mulher entra na menopausa quando tiverem passado mais de 12 meses desde o último período e traduz-se na cessação completa ou quase completa da função ovárica.
Costuma acontecer por volta dos 50, embora não existam regras. Nesta fase, os ovários deixam de ovular e de produzir estrogénio gradualmente. A diminuição da produção de estrogénio não só regula o ciclo menstrual, como também afeta a nossa temperatura corporal, o estado de espírito e a saúde dos nossos ossos e ligamentos. Por este motivo, a menopausa vem geralmente acompanhada por um amplo leque de sintomas.
Como sei que são os últimos períodos antes da menopausa?
Alguns sintomas que podem alertar-te são os seguintes:
- Afrontamentos: surgem poucos meses antes da menopausa e prolongam-se durante um ou dois anos. Um afrontamento pode durar uma hora ou um dia inteiro.
- Formigueiro e cãibras.
- Mudanças de humor, irritabilidade ou depressão.
- Dor muscular ou das articulações. O exercício físico regular pode ajudar-te a manteres-te ágil e a fortalecer a musculatura.
- Problemas sexuais: desinteresse pelo sexo, secura vaginal, dor durante o ato sexual.
- Osteoporose: perda da densidade óssea; os ossos tornam-se mais frágeis.
A medicina desenvolveu medicamentos para combater e prevenir muitos destes sintomas. Fala com o teu ginecologista se precisares de ajuda nesta nova fase.