O que é a higiene íntima?
Uma higiene íntima diária é fundamental para te sentires confortável e reduzir o risco de infeções; ainda mais nesta fase em que a zona vaginal é diretamente afetada pelas alterações hormonais. A vagina faz, por si mesma, uma autolimpeza: todos os dias gera um fluxo esbranquiçado (fluxo vaginal) que mantém a humidade vaginal e protege das infeções, visto que arrasta células e micro-organismos. Além disso, o nível de acidez deste fluxo vaginal (chamado pH vaginal) contribui para a prevenção de possíveis infeções.
Por isso, caso se altere, pode resultar em infeções, secura, prurido e dor durante as relações sexuais ou ao urinar. No caso de aparecimento de algum destes sintomas, o mais recomendável é procurar assistência médica.
Quais são os hábitos de higiene mais adequados para uma mulher?
Nesta fase, a diminuição do fluxo vaginal e o envelhecimento dos tecidos favorecem o aparecimento de infeções vaginais ou urinárias. Para as evitares, o melhor conselho é seguir uma rotina de higiene saudável como:
- Lava-te uma vez por dia com água e sabão neutro ou ligeiramente ácido (ou seja, um sabão com um pH de 7 ou ligeiramente inferior) para não perturbar o equilíbrio do pH vaginal.
- Depois do banho, deves limpar-te da frente para trás.
- Não te esqueças de te lavares bem antes e depois das relações sexuais.
- Se possível, usa roupa interior de algodão e evita roupa interior ou collants apertados.
- No momento da lavagem, podes usar toalhitas ou outros produtos específicos para a higiene íntima. As toalhitas húmidas são ideais para ter na mala e manter uma higiene adequada fora de casa.