O que é que causa os nódulos na mama?
Os nódulos mamários podem ser devidos a uma multiplicidade de causas diferentes. Por exemplo:
- Doença fibrocística da mama (fibroadenose): um adensamento que causa o aparecimento de nódulos e aumento da sensibilidade mamária. A sua formação é normalmente o resultado de um desequilíbrio entre as concentrações dos níveis de progesterona e estrogénio, as hormonas femininas mais importantes.
- Fibroadenoma: um pequeno nódulo, mais comum em mulheres jovens na casa dos 20 anos. Na maioria dos casos, não causa qualquer dor e, mais importante ainda, raramente se torna maligno.
- Quisto (nódulo cheio de líquido).
- Lipomas: nódulos benignos, moles mas facilmente palpáveis sob a pele, associados ao desenvolvimento exagerado das células de gordura, células estas que constituem, em grande parte, os nossos seios.
- Papilomas: surgem no interior dos canais glandulares, decorrente igualmente de uma proliferação exagerada das células epiteliais, sendo que neste caso também é característico existir alguma secreção ou corrimento dos mamilos.
- Traumatismos (devido a algum acidente): Os traumatismos mais comuns são os hematomas subcutâneos resultantes de um impacto. Os pequenos hematomas, embora possam ser tão dolorosos como os hematomas de maiores dimensões, são mais frequentemente absorvidos pela pele, mas as lesões extensas podem necessitar de drenagem cirúrgica.
Conhece tuas mamas
Deves conhecer as tuas mamas e examinar o seu aspeto e sensação ao toque. Notarás que as mamas “sentem-se” diferentes em diferentes alturas do mês. Isto porque o tecido produtor de leite na mama é ativado nos dias antes do início da menstruação. A menstruação é aquele momento especial em que tem lugar uma verdadeira revolução hormonal no nosso corpo. Para melhorar o teu bem-estar nesta altura tão especial, vale a pena apostar numa proteção eficaz durante o período, como a que os pensos higiénicos AUSONIA Super com abas te irão proporcionar.
A grande maioria das alterações mamárias (chegando mesmo aos 80%) são tumores benignos, que não constituem uma ameaça para a nossa vida. No entanto, o autoexame da mama deve ser efetuado regularmente, de preferência todos os meses, porque o cancro da mama é um tipo de cancro muito agressivo, que, quanto mais cedo for detetado, melhores serão as probabilidades de cura. Por isso, se sentires alguma alteração durante a realização do autoexame, consulta de imediato o teu médico. Um diagnóstico adequado e célere permitirá confirmar a natureza da alteração e prescrever o tratamento adequado.
Consulta o teu médico
Se alguma coisa te parecer (ou se sentires) diferente (mesmo que não seja um “caroço” bem definido), diz à tua mãe e vai ao médico. A maioria dos nódulos não são cancerosos, por isso não te preocupes excessivamente, mas ainda assim aconselha-te junto de um especialista.
Se tens as mamas “encaroçadas" podes pensar que são mesmo assim e que, por isso, não faz sentido fares o autoexame. QUE TOLICE! Se examinares os teus seios todos os meses após o período menstrual, ficarás a conhecer exatamente quais as zonas que são normalmente mais densas e mais “encaroçadas”. Por isso, se encontrares quaisquer nódulos novos, deves ir ao teu médico.
Tratamento para os nódulos nas mamas
A maioria dos nódulos benignos nas mamas não doem e não precisam de qualquer tratamento. Mas se notares um nódulo novo e, em especial, se se tratar de um caroço na mama que dói ao toque, é muito importante consultares o teu médico o mais rapidamente possível para que seja examinado. Se os nódulos te causam uma maior sensibilidade, usar um soutien bem ajustado pode ajudar. Também podes experimentar tomar um medicamento anti-inflamatório não esteroide, como o ibuprofeno. Existem medicamentos com receita médica que podem ser utilizados para tratar a dor se outros métodos não ajudarem. Mas não te esqueças de falar com os teus pais antes de tomar qualquer medicamento. Por vezes, um nódulo pode causar dor crónica e, se for este o caso, pode ser removido com cirurgia.
Como é que se pode evitar as dores nas mamas?
Se tens dores de crescimento ou se notaste que as tuas mamas cresceram ultimamente, a dor pode ser uma parte natural do desenvolvimento. Usar um soutien devidamente ajustado pode ajudar.
Alguns médicos recomendam reduzir a cafeína e as gorduras saturadas, mas não existem provas incontestáveis que isto ajude. Se bebes muito café, chá ou refrigerantes e o teu peito doer, deixa de tomar durante algumas semanas ou opta por versões descafeinadas, pode ser que te ajude.