Saltar al contenido principal

A tensão pré-menstrual (TPM) pode causar fadiga?

Existem seis “culpadas” principais que esgotam a tua energia e abrem a porta à fadiga da síndrome pré-menstrual.

  1. Flutuações hormonais: o estrogénio atua frequentemente como estimulante, mas os seus níveis caem significativamente após a ovulação, privando-te da sua energia. Em simultâneo, os níveis de serotonina, aquela hormona que te faz sentir feliz, também diminuem, deixando-te sem os seus maravilhosos efeitos que melhoram o teu estado de humor. Mas nem tudo é mau, os efeitos calmantes da progesterona começam a atuar, o que te faz sentir mais tranquila.
  2. Queima de energia: quando ovulas, a tua temperatura corporal aumenta e o teu corpo começa a queimar mais energia para se preparar para a gravidez. Durante os dias seguintes, a tua taxa metabólica basal pode sofrer um aumento de 9%, esgotando a tua energia. Tudo isto faz com que te sintas mais cansada.
  3. Anemia: se a tua menstruação é abundante, perdes muito sangue, o que pode dar origem a uma carência de ferro nos glóbulos vermelhos. Isto torna mais difícil para os tecidos receberem o oxigénio de que necessitam, o que significa que as células têm de trabalhar mais do que o habitual para funcionarem normalmente.
  4. Outros sintomas: tens dores, tens fome, não dormes bem e sentes-te inchada, e todos estes fatores podem impedir-te de fazer exercício, o que te poderia ajudar. Não admira pois que não andes a dar pulos de alegria e é difícil sentires-te motivada quando te defrontas com estes fatores.
  5. Desejos: as tuas oscilações hormonais podem ter-te convencido a dizer "sim" àquele gelado de chocolate ou outros alimentos açucarados, causando um aumento de adrenalina provocado pelo açúcar que é depois seguido por uma descida abrupta. Este ciclo tem tendência a repetir-se, a menos que o reconheças e decidas optar por alternativas mais saudáveis.
  6. Transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM): se estás a passar por graves problemas emocionais, esta forma aguda da síndrome pré-menstrual pode ser a culpada. Para além dos sintomas físicos, podes chorar, irritares-te com as outras pessoas, sentir que estás a perder o controlo ou a perder o interesse por coisas de que costumavas gostar. Se isto te acontece todos os meses, deves consultar o teu médico.

Remédios para a fadiga pré-menstrual

Agora que já conheces algumas das causas, aqui tens alguns remédios para ajudar reduzir a fadiga pré-menstrual:

1. Substitui o café por chá verde.

As bebidas com cafeína pioram a sensibilidade dos seios, enquanto o aminoácido L-tiamina, que se encontra presente nas folhas do chá verde, relaxa-te sem te deixar sonolenta.

2. Tenta comer mais durante a segunda metade do ciclo.

O teu metabolismo está mais alto após a ovulação, por isso alimenta-te em conformidade. Em vez de devorares tudo o que te aparecer pela frente, come até te sentires satisfeita e depois para, quer se trate de um lanche ou de uma refeição completa. Não te esqueças de ingerir proteínas ao longo do dia e de te mimares com uns quadradinhos de chocolate preto para evitar os desejos.

3. Suaviza o treino.

Se te sentes cansada, não te esforces a fazer uma aula de CrossFit. Ouve o teu corpo e vai dar um passeio ou faz alongamentos de yoga ou de Pilates. Mas, sobretudo, continua a mexer-te, vai ajudar-te a dormir melhor.

4. Uma sesta cai sempre bem.

Se calhar precisas de fazer uma pausa para recarregar as baterias, por isso, força! Tenta dormir 7 a 8 horas por noite, indo para a cama sempre à mesma hora, e deixando os dispositivos que emitem luz azul, como o teu telemóvel, num outro quarto.

5. Faz o acompanhamento do teu ciclo com uma aplicação móvel.

Compreender o teu ciclo menstrual ajudar-te-á a antecipar os altos e baixos que ocorrem, o que te permitirá estar mais preparada para quando surgem.

6. Evita o álcool.

Um copo de vinho para relaxar não te fará mal nenhum, se isso fizer parte da tua rotina, mas tenta evitar beber um segundo. O álcool afeta os teus níveis de estrogénio e testosterona, e as tuas hormonas já andam bem lá em cima nesta altura do mês. Se beberes um copo de vinho, lembra-te que o álcool desidrata, por isso não te esqueças de equilibrar depois com um copo de água.

7. Experimenta a acupuntura.

Os fãs deste tratamento asseguram que proporciona energia e, em seguida, ajuda-os a dormir.

8. Utiliza o calor para relaxar os músculos.

Toma um banho quente, por exemplo, ou utiliza uma botija de água quente para aliviar as dores. O corpo vai ficando mais sonolento à medida que arrefece, o que tornará mais fácil teres uma boa noite de sono reparador.

9. Se nada do que escrevemos acima te ajudar, consulta o teu médico.

Já experimentaste de tudo e continuas a sentir-te exausta? Podes ter anemia, uma doença da tiroide ou outro problema médico. Saber o que se está a passar contigo irá ajudar-te a dormir melhor e a gastares menos energia com preocupações.

Existem sólidas provas científicas de que os medicamentos à base de ervas devidamente receitados - não a variedade de venda livre, podem ter efeitos muito benéficos em muitos sintomas da tensão pré-menstrual.

Termo de responsabilidade: As informações apresentadas têm por objetivo dar resposta a algumas das tuas perguntas ou preocupações. No entanto, se estás preocupada com a tua saúde, fala com o teu médico de família ou com o teu ginecologista para obteres aconselhamento médico profissional.

TAMBÉM PODERÁS GOSTAR: